by Telma M. 
A dieta da proteína está na moda. Também conhecida como dieta de Atkins, é  adotada por muitas pessoas que fazem de tudo para emagrecer, mesmo que isto  signifique prejudicar a própria saúde.  
O corpo humano não consegue usar mais do que dois gramas de proteína por  quilo de peso e isso já é um exagero, estamos falando de atletas musculosos.
  
Um ser humano normal usa em torno de um grama por quilo de peso, ou seja, eu, que estou pesando 80 kg, uso 80 gramas de proteína por dia. O que for ingerido acima disso é eliminado. E o órgão responsável pela eliminação desse excesso é o rim, ou melhor, os dois rins. Se ingerirmos grandes quantidades de proteína todos os dias, seja comendo muita carne, seja usando suplementos, os rins podem sofrer muito com a tarefa extra de filtração. Em pouco tempo pode ser que tenhamos graves problemas renais.
O corpo humano precisa de todos os nutrientes: carbo-hidratos, vitaminas,  gorduras, proteínas, fibras, água, Oxigênio, minerais...  
As proteínas são elementos construtores. É como se fossem os tijolos  de uma construção. São necessários e indispensáveis ao nosso corpo. 
Os carbo-hidratos são energéticos, dão energia ao corpo. Sem eles o  corpo é como um saco vazio, não para em pé, não funciona. Se o corpo fosse um  carro, o motor não funcionaria. Há uma pequena quantidade de carbo-hidrato nas  carnes, mas é uma porcentagem de 1% ou menos, quase desprezível. 
As gorduras são reservas e proteção do corpo. Se fosse  possível emagrecer totalmente, eliminando toda a gordura do corpo, ficaríamos  totalmente indefesos contra choques físicos além de morrer de frio. Além disso,  se ficássemos um dia sem comer morreríamos de fome, pois o organismo não teria  onde buscar energia, que encontra nas gorduras quando falta alimento. 
As fibras não são absorvidas pelo organismo humano, só  animais ruminantes conseguem digerir as fibras vegetais. Essas têm função  mecânica. É como se fossem vassouras que varrem os intestinos, fazendo-os  movimentar os alimentos ingeridos, eliminando as sobras, impedindo doenças  intestinais... 
A água é a própria vida. Nosso corpo é formado de  aproximadamente 70% de água. Usa água em todas as atividades. Tem água em todos  os lugares. Usa água na digestão, no sangue, na respiração, na filtração renal,  enfim, em todos os sistemas orgânicos. Sem água o corpo seca e morre em 7 dias  no inverno. Se for verão esse prazo cai para 3 dias e se for um triatleta, ele  pode morrer em 2 horas sem água, pois perde água muito rápido. Portanto, você  pode ver como água é essencial. 
Os minerais são necessários em pequenas quantidades, mas isso  não que dizer que sejam desnecessários. Exemplo disso é o metal Ferro, que faz  parte da hemoglobina, célula do sangue que transporta Oxigênio. Outro exemplo é  o Fósforo, sem o qual nosso cérebro não funciona. Mas há inúmeros outros  minerais indispensáveis. 
Se você eliminar algum desses elementos da sua alimentação, vai fazer falta.  Se exagerar em algum, pode ter consequências importantes na saúde.  
Uma coisa é certa: NÃO EXISTE MILAGRE! Nosso corpo precisa de alimento e  movimento.  
Ninguém quer fazer força para emagrecer, como caminhar ou correr, mas  estranhamente não se importa de fazer força para comer mal, desprezando alguns  alimentos ou exagerando em outros. 
De qualquer modo, se resolver sair comendo carne adoidado ou consumir  suplementos proteicos em excesso, pelo menos faça muito exercício físico para transformar parte desse  exagero em massa muscular, senão você estará gastando dinheiro à toa e jogando  fora o excesso proteico ingerido, além de prejudicar muito seu corpo. 

Nenhum comentário:
Postar um comentário