by Roberto M.
Antigamente, o transtorno bipolar era conhecido como “psicose maníaco-depressiva”, uma séria condição de saúde mental (doença psiquiátrica) onde existe uma alternância de períodos de depressão e de hiperexcitabilidade ou mania.
Ou seja, períodos de humor anormalmente elevado, muitas vezes  acompanhado por sentimentos de euforia, são intercalados com episódios de  depressão.
  
Na fase de euforia ou mania, o indivíduo apresenta modificações na forma de  agir, pensar e sentir, vivendo num ritmo acelerado, assumindo comportamentos  extravagantes, compulsivos e perigosos, sem levar em conta o mal que podem vir a  causar.  
Pessoas com transtorno bipolar, em geral, precisam ser tratadas com  estabilizadores de humor e outras medicações. Entretanto, a manutenção de um  estilo de vida saudável, também é muito importante.
Alimentar-se corretamente, ter horários de sonos regulares e outros hábitos  saudáveis podem ajudar as pessoas com transtorno bipolar a gerir melhor sua  doença.  
Vamos listar aqui, algumas estratégias e dicas que ajudarão a manter o  transtorno bipolar sobre controle.  
1 - Tome seus remédios corretamente.
Consuma sua medicação, todos os dias, como prescrito pelo seu médico.  Siga à risca a prescrição.  
No geral, uma em cada três pessoas (33%) ficam completamente livres dos  sintomas do transtorno bipolar consumindo, por toda a vida, estabilizadores de  humor, tais como carbamazepine ou lítio.  
2 – Faça exercícios físicos diários.
Atividade  física moderada por 30 minutos diários pode ajudar no controle das  mudanças ou oscilações de humor.  
3 – Alimente-se com uma dieta equilibrada.
Certifique-se que você está recebendo todas os nutrientes que precisa. Comer as refeições em horários  regulares irá ajudar a estabelecer uma redução do estresse na rotina diária.  
4 – Cuidados ao viajar para outros fusos horários
Se você está planejando fazer viagens longas, é recomendável consultar seu  médico antes de sair. Viajar para outros fusos pode interromper ou modificar a  agenda correta dos medicamentos. Isso pode desencadear um episódio maníaco.  
5 - Dormir a mesma quantidade de horas todas as noites.
Alterações em seus padrões do sono, por vezes, podem desencadear um episódio  maníaco ou depressivo. Procure sempre manter a mesma hora para deitar e a mesma  hora para levantar. Não varie esses horários mais do que uma hora.  
6 - Evite álcool e drogas ilegais.
Mesmo uma pequena dose de bebida pode perturbar o seu o sono, mudar  o seu humor, ou interferir no efeito dos seus medicamentos. Isso tudo pode  piorar os sintomas ou mesmo desencadear um episódio de euforia ou depressão.  
7 - Reduzir o stress no trabalho e em casa
Tente manter horários regulares de trabalho para que o stress não provoque  episódios de depressão ou de hiper-excitabilidade ou mania. Se o estresse no  trabalho ou em casa for um problema comum, é recomendável procurar  aconselhamentos para diminuí-lo. É importante programar algum lazer no seu dia a  dia. Mesmo que seja apenas por um curto período. Inclua nesses períodos as  atividades sociais.  
8 - Limite a cafeína e a nicotina durante os episódios maníacos
A cafeína e a nicotina atuam como estimulantes, o que pode piorar os  sintomas. Além disso, o excesso de cafeína pode mudar seus hábitos de sono.  
9 – Sempre procurar tratamento médico especializado.
O tratamento imediato vai ajudar você a gerenciar de forma proativa os  sintomas de um episódio depressivo ou maníaco e evitar interrupções negativas no  seu modo de vida.  
Frequentemente você não percebe os primeiros sinais ou sintomas dos  episódios, então, “gaste” um tempo para ensinar as pessoas mais próximas a  detectar esses sinais e sintomas. Elas podem alertá-lo quando perceberem uma  mudança que sugere o início de um episódio de humor. Mostre-lhes que você aceita esse “feedback”. Não se esqueça de levá-las a  sério. Se você conseguir, é lógico.
Fonte: Site Health -  9 Ways to Control Bipolar Disorder  

Nenhum comentário:
Postar um comentário