by Roberto M.
O sedentarismo é responsável pelo stress, pela obesidade e também pelo aumento da incidência de doenças coronarianas; causa sérios problemas à saúde do indivíduo e por isso é considerado um dos grandes males do mundo moderno. A única maneira de se combater o sedentarismo é através do exercício físico.
Praticar esportes regularmente é muito importante para melhorar a qualidade  de vida. Além disso, ajuda quando se está fazendo um programa de emagrecimento.
 
Uma das maneiras mais agradáveis de se exercitar é praticar natação.
A natação é um dos esportes mais completos para a modelação do corpo e para  manter a forma física de seus praticantes. 
Centenas de músculos são movimentados; a respiração torna-se natural, sem  esforço; calorias são consumidas, deixando o corpo em boa forma.  
A natação desenvolve bem toda a musculatura, aumenta a capacidade  cardio-respiratória e, através de seus exercícios aeróbicos, pode ajudar na  velocidade de movimentos do corpo dentro e fora da água.
De acordo com especialistas, a natação se destaca entre outros esportes por  não apresentar riscos de lesão, pois os movimentos são amenizados pela água.  
Nadar é uma prática que pode ser utilizada como esporte de competição, como  terapia, como condicionamento físico ou, simplesmente, como uma forma de  relaxamento para aliviar o estresse do dia-a-dia.
Médicos têm indicado a natação para seus pacientes manterem a forma física ou  como terapia de apoio ao tratamento fisioterápico.  
Assim, pessoas com problemas musculares (distensão, tendinite, etc.),  respiratórios (asma, bronquite) e de postura (coluna vertebral), entre outros,  encontram na natação uma alternativa eficaz para, senão anular, pelo menos  amenizar suas dificuldades. 
Para as gestantes, a natação é bastante útil para fortalecer a musculatura  envolvida no futuro parto. Há exercícios aquáticos específicos para que a mulher  possa se preparar melhor e ela pode nadar estilos de nado livre e de costas, de  acordo com o ritmo recomendado, até bem próximo da época do parto, seguindo  sempre as orientações de seu médico.  
Independente da idade, altura e peso, a natação é uma ótima maneira para se  manter a forma. 
É um esporte que pode ser praticado por pessoas de qualquer faixa etária,  desde crianças a adultos da terceira idade.  
É recomendável, contudo, qualquer que seja a idade, sempre consultar um médico antes de iniciar a prática da  natação (ou de qualquer atividade física) para certificar-se que  está tudo em ordem com o organismo. Para os mais idosos essa visita ao médico é  essencial. 
Além da avaliação médica, é preciso levar em consideração também o tipo de  atividade que cada um teve anteriormente, se praticou algum esporte ou se foi  sedentário o tempo todo, para se estabelecer o ritmo inicial da natação. 
MEDO DA ÁGUA
Nem sempre, porém, a natação é bem-vinda a todos. Há aqueles que têm receio  de nadar ou demonstram insegurança no contato com a água da piscina, seja lá  qual for a idade.  
Nestes casos, alguns exercícios, com acompanhamento especializado, podem  ajudar. As caminhadas na água, exercícios de respiração, relaxamento e flutuação  são indicados para se trabalhar o medo da água.  

Nenhum comentário:
Postar um comentário