by Roberto M.
O que é a meningite? Como se pega meningite? Só criança contrai meningite? Meningite tem cura?
Meningite é um processo inflamatório que se dá nas meninges (membranas que envolvem o cérebro e a medula espinhal).
A meningite pode acometer pessoas de qualquer idade, mas as crianças,  especialmente na primeira infância, são as principais vítimas.
  
Não é uma doença sazonal, podendo acontecer em qualquer época do ano, mas os surtos e epidemias são mais frequentes no inverno.
CAUSAS
Existem diversas formas e agentes infecciosos que podem causar meningite.  Bactérias, vírus, parasitas e fungos estão entre eles. 
Os quadros desencadeados por vírus e bactérias, por poderem causar epidemias,  são os mais preocupantes no ponto de vista da Saúde Pública. 
As meningites bacterianas são altamente contagiosas e podem gerar quadros  gravíssimos; por isso, são as mais perigosas. Entretanto, qualquer que seja o  tipo de meningite diagnosticada, ou até mesmo uma suspeita de meningite, deverá  ser informada ao Centro de Vigilância Sanitária Estadual, pelo profissional de  saúde que a reconheceu. 
Isto porque todos os tipos de meningite são considerados de notificação  compulsória no Brasil. O governo utiliza esses dados para identificar  precocemente uma possível epidemia. A rapidez no tratamento evita a disseminação  da doença na comunidade. 
Geralmente, a transmissão da doença acontece por vias respiratórias, através  das secreções do nariz e garganta. 
SINTOMAS E DIAGNÓSTICO
Os principais sintomas apresentados pelos portadores da doença são: dor de cabeça intensa e contínua, náuseas,  vômito, febres repentinas e muito altas, rigidez na  nuca e manchas vermelhas na pele. 
Nas crianças menores de um ano de idade, os sintomas podem não se evidenciar  tão claramente, mas existem alguns sinais que servem de alerta: choro agudo e  persistente, rigidez corporal e moleira tensa ou elevada.  
Às vezes, as meningites podem ser confundidas com outros tipos de infecções  viróticas ou bacterianas, por isso, é sempre importante procurar atendimento médico. 
O profissional de saúde, através de uma avaliação clínica do paciente,  diagnosticará a doença, que será confirmada por meio do exame do liquor (líquido  retirado da espinha).  
Esse líquido, coletado através de uma punção feita pelo médico, ajudará na  identificação do tipo de agente infeccioso responsável pelos sintomas. 
TRATAMENTO E PREVENÇÃO
O diagnóstico precoce da doença é muito importante, pois o tratamento vai  depender do agente causador. 
No caso das meningites bacterianas, o tratamento é feito com antibióticos injetáveis e  deve ser iniciado imediatamente à suspeita da doença. Existem meningites  causadas por bactérias que são extremamente agressivas e podem causar lesões  neurológicas irreversíveis. 
As meningites virais normalmente são mais brandas e, como em outros tipos de  afecções virais, não há tratamento específico para elas. Geralmente, o médico  receita medicamentos para aliviar os  sintomas, como analgésicos e antitérmicos. 
Alguns tipos de meningite são prevenidos através de vacinas que estão disponíveis no  calendário básico de vacinação. 
Para diminuir o contágio e evitar a propagação da doença, é muito importante  que os ambientes sejam mantidos ventilados e arejados, além de se evitar  aglomerações, principalmente no inverno. 
Bibliografia: Robbins and Cotran – Patologia, bases patológicas das doenças –  8ª Edição – Editora Saunders/Elsevier. 
Artigos Recomendados:
- Calendário de vacinação do Adolescente. Fique em dia com suas Vacinas.
 - Calendário de Vacinação do Adulto e do Idoso. Verifique e atualize sua Imunização.
 - Gripe. Tire algumas dúvidas sobre ela.
 - Defesas do corpo. Sistemas naturais e artificiais de proteção contra os micróbios.
 - Bebida Alcoólica junto com Remédio faz mal?
 

Nenhum comentário:
Postar um comentário